terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Átomos, estrelas e o Sistema Solar

A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos e estes são formados por partículas menores ainda, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo. 






Um dos átomos mais simples é o Hidrogenio, que é formado por 1 proton, 1 neutron e 1 eletron.


Quando o espaço é muito pequeno, os átomos se fundem e quando isso acontece, eles 'acendem', eles liberam energia, que acaba formando as estrelas.
Então as estrelas são resultado da fusão das nuvens de hidrogenio.


Existem estrelas pequenas, medias e grandes. As grandes são chamadas de supermassivas, que com o tempo, explodem. E então onde essa estrela grande estava, se forma outra menor, e tudo que estava dentro da estrela supermassiva, forma um 'anel' de restos, gases e poeira cosmica, em volta da nova estrela.
Assim foi formado o Sistema Solar. A estrela que nasceu da esplosão de outra foi o Sol, que é uma estrela media. E os gases e poeiras cosmicas em volta dele, formaram os planetas e todo o resto do nosso sistema solar.


Fontes:
http://www.efeitojoule.com/2008/04/atomo-eletrons-protons-e-neutrons.html
http://www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html
http://dicasdeciencias.com/2011/08/13/um-pouco-mais-sobre-o-sistema-solar/











Nenhum comentário:

Postar um comentário